Em 2009 o Angra pisou pela primeira vez em Duque de Caxias – RJ, na baixada Fluminense para ser a atração principal de um mini-festival no Clube Recreativo Caxiense, previsto para às 14:00hrs, sendo produzido pela All Rock Point.
A primeira impressão tirada ao chegar no local foi horrível. Uma quadra poliesportiva onde havia um palco montado em cada extremidade dela onde as oito bandas de abertura, fariam um revezamento até a última banda tocar e começar o show do Angra. Havia além dos palcos na quadra, um salão onde tocariam as bandas covers.
Logo de cara um problema: O salão onde tocariam as bandas covers não tinha energia elétrica, foram quase 03:00hrs de espera até elas começarem a tocar!
Segundo problema: Não havia equipamento de som em um dos palcos da quadra principal, então tentaram utilizar os equipamentos do Angra, que obviamente não foram emprestados, o que acarretou no não revezamento entre palcos. Portanto um palco ficou arrumado somente para o Angra já que não havia equipamento da casa nele, somente os da banda e as bandas de abertura tiveram que tocar em somente um palco. Logo de cara, percebia-se o amadorismo da produção.
Outro fato inusitado era a venda de CDs e DVDs piratas no evento. Como um local, realizando um show pode realizar a venda de pirataria? Eram CDs e DVDs de várias bandas nacionais e internacionais dentre eles podemos citar o DVD AnimeLive do Shaman que era lançamento na época.
Voltando ao fator principal, as bandas começaram a tocar às 17:00hrs. Como eram oito bandas, era óbvio que alguma não iria tocar. Foi o que aconteceu com a banda Septerra ao subir no palco quase às 20:00hrs para organizar-se e iniciar a apresentação.
Pontualmente às 20:00hrs enquanto a banda terminava a arrumação do palco, ecoou no som Unfinished Allegro no palco principal e iniciou-se o show do Angra. Era notável o “sofrimento” da banda ao tocar no local. Todos subiram ao palco demonstrando a pouca vontade de estar ali.
Apesar de tudo o Angra foi extremamente profissional, fez bem o seu show e foi embora com dever cumprido. O fato lamentável deu-se ao término do show em que o produtor do evento subiu ao palco colocando toda a culpa dos problemas no Angra, coisa que de fato não ocorreu!
Outro ponto lamentável foi após Felipe Andreoli postar na comunidade Oficial do Angra no Orkut um relato falando sobre as péssimas condições do camarim do local.
Ao fim do show muitas pessoas falaram que nunca mais colocariam os pés no local que além do péssimo acesso, para os fãs irem embora é muito complicado pois os ônibus só circulam até um determinado horário. Outro pensamento seria “O Angra nunca mais irá voltar aqui!”
Eis que agora em 2010 rolaram muitos boatos que o Angra iria tocar no Canecão em novembro, algo que não foi confirmado e para surpresa geral a banda foi confirmada em Caxias em dezembro, no mesmo lugar que outrora foi criticado pelos membros da banda, agora produzido pela Rock Hero! E nos mesmos moldes de 2009. Trocentas bandas de abertura, 2 palcos, etc!
Evento marcado para começar às 15:00hrs, começou somente às 19:30hrs pois o local não tinha energia elétrica para os palcos, o gerador só chegou Às 19:00hrs. Novamente várias bandas de abertura e uma novamente não tocou. A venda de produtos piratas também permaneceu esse ano.
Às 20:00hrs foi possível ver no twitter Ricardo Confessori dizer que a banda tinha acabado de sair da passagem de som. Às 21:00hrs foi a vez de Felipe Andreoli dizer que o show estava bastante atrasado!
A banda só foi subir ao palco por volta das 23:00hrs, demonstrando assim como em 2009 todo seu profissionalismo e respeito com os fãs. Muita gente foi embora antes mesmo do show e durante também! É possível ver na comunidade da banda no Orkut o relato dos fãs sobre o abuso da produção e a dificuldade de ir embora do local quase 01:00hr da manhã.
Por fim Andreoli e Edu foram ao twitter agradecer aos fãs pela presença e Andreoli ainda enfatizou o ponto da desordem da organização. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Por que, mesmo depois da péssima organização do show de 2009 a banda topou voltar ao local em 2010?
Esperamos que em 2011 a banda volte ao RJ mas em um local decente, onde seja bem estruturado e com uma produção muito melhor!!!