segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Metallica – 25/09 – Rock In Rio

Estava devendo essa resenha, então, lá vai!

Depois do show do Slipknot, os 100.000 presentes na Cidade do Rock aguardavam apenas a banda americana entrar no palco. Com um pouquinho de atraso, pouco depois de 1h da manhã, eis que começa a soar a introdução The Ecstasy of Gold para euforia geral do Rock In Rio!

O show começou a todo vapor com Creeping Death, clássico do álbum Ride the Lightning seguida de outro clássico For Whom the Bell Tolls já mostrando que a banda formada por, James Hetfield – vocal e guitarra, Lars Ulrich – bateria, Kirk Hammett – guitarra e Robert Trujillo – baixo, não veio ao Rio de Janeiro para fazer feio.

Com o público muito empolgado a banda emenda com mais um grande sucesso: Fuel, do álbum Reload, com direito a labaredas de fogo subindo de todos os lados no palco aquecendo ainda mais a multidão de fãs. E pra quem achava que as músicas antigas seriam esquecidas, vieram Ride The Lightning e Fade to Black. Se o show terminasse ai já teria valido a pena!

Mas ainda havia muito mais do Metallica pela frente. Antes de continuar, James Hetfield agradeceu ao público e ao festival por poder estar tocando no Rock In Rio com bandas tão boas, citando, principalmente, o Motörhead de Lemmy Kilmister. As próximas músicas foram Cyanide e All nightmare long, do último CD Death Magnetic muito bem recebidas pelo público, por sinal. Depois, mais clássicos: Sad But True e Welcome Home (Sanitarium) mostraram que o Metallica está em sua melhor forma, tocando muito e com muita energia.

Depois foi a vez de uma dobradinha de tirar o fôlego: a excelente instrumental Orion abriu caminho para um dos maiores sucessos do Metallica: One. Com fogos de artifício e bombas estourando no palco a música foi cantada do início ao fim por todos os presentes emocionando a Cidade do Rock. Para dar ainda mais emoção ao show, fãs entregaram uma enorme bandeira a James Hetfield que fez um homenagem ao baixista Cliff Burton que faleceu em 1986.

Depois, mais um grande clássico do metal mundial foi tocado. Master of Puppets fez a galera enlouquecer e foi seguida por mais uma canção matadora, Blackened. Depois, foi a vez de Robert Trujillo fazer seu solo de baixo, fazendo a cidade do rock literalmente tremer, emendado pelo solo de guitarra de Kirk Hammet que mostrou toda sua competência tocando trechos de músicas brasileiras.

Em seguida, viria a música mais cantada da noite: Nothing Else Matters. A balada foi um dos pontos mais altos do show e contou com um belo coro da platéia. Pra fechar a primeira parte do show, nada mais nada menos que Enter Sandman para tirar a galera do chão.

O Metallica sai do palco e, sem nenhum sinal de cansaço, o público pede bis. E eles voltam com um cover do Diamond Head, Am I evil?, muito bem recebido pela galera. Pra quem ainda queria clássicos, a banda emendou com Whiplash fazendo os fãs irem ao delírio outra vez. A banda anuncia o fim do show outra vez, e o público, ainda enloquecido, pede Seek and Destroy sem parar e é atendido. O clássico do primeiro álbum da banda fecha com chave de ouro o dia do metal do Rock In Rio 2011.

Em um show sensacional o Metallica comandou com muita competência uma multidão de fãs enlouquecidos na Cidade do Rock mostrando porque tem uma legião de fãs no mundo todo. Uma noite memorável que foi fechada com chave de ouro.

Nenhum comentário: