segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Speed Metal Symphony - 1987


Em 1987 era lançado o primeiro registro de uma das mais brilhantes parcerias guitarrísticas que o Heavy Metal presenciou, falamos do lançamento de Speed Metal Symphony, primeiro álbum do Cacophony, banda capitaneada pelos guitarristas Marty Friedman e Jason Becker.

A banda se consagrou com a técnica e virtuose aplicada as músicas, por uma infelicidade qualquer, a banda só lançou dois álbuns, Speed Metal Symphony e Go Off !

Voltemos a falar de Speed Metal Symphony. A capa e a contra capa trazem as fotos dos dois guitarristas em meio a um plano de fundo contendo uma espiral de fogo, no interior do encarte encontramos apenas as letras das músicas.

Neste registro, Friedman também tocou Baixo e contaram com Peter Marrino nos vocais e Atma Anur na bateria. Lembramos também que Becker possuía apenas 17 anos na época da gravação deste álbum se tornando um dos nomes mais prodigiosos de seu instrumento.

A música que abre o álbum é Savage e conta com quase seis minutos de técnica e empolgação, a música é grudenta e cativante fazendo com que o ouvinte queira cantar junto “Savage, I,m Savage, OOOO, In The Night”, um excelente Hard n’ Heavy. O álbum segue com Where My Fortune Lies começa com a guitarra pegando fogo e depois embala numa sonoridade mais pesada do que a primeira música, mas não menos técnica.

The Ninja é a terceira e um dos clássicos lembrados até hoje prlos fãs desta banda, The Ninja traz inicialmente um riff bem melódico e cativante que ganha peso gradativamente, técnica sem perder o rumo ou soar chata, em seguida temos a primeira de duas faixas instrumentais presentes no álbum, falamos de Concerto, faixa de um pouco mais de quatro minutos e esbanja virtuose.

O registro segue com Burn the Ground que é a mais pesada do álbum fazendo com que os fãs batam cabeça, Desert Island é rápida e precisa e precede a última canção do álbum Spped Metal Symphony, a outra faixa instrumental, que fecha com primazia o registro.

Speed Metal Symphony é um álbum excelente que traz uma sonoridade a frente de seu tempo e que esbanja virtuose e técnica. As músicas são muito bacanas e mesclam bem o Hard Rock com o Heavy Metal. O álbum é meio ingrato de se conseguir, vindo a custar um pouco de grana aos fãs, mas que compensa o esforço de se achar e a quantia a ser paga quando se ouve.

Dou como sugestão procurar em lojas físicas e não as virtuais, a não ser que o álbum esteja realmente barato e em bom estado de conservação. Frente a frente com o vendedor podemos barganhar e ver o estado real do álbum, procure em sebos de discos e fuce, mas fuce mesmo, pois além deste você pode conseguir algo bem bacana para sua coleção a um preço justo.

Nenhum comentário: