terça-feira, 10 de maio de 2011

Show Helloween & Stratovarius 06/05/2011 - Credicard Hall - SP


Sexta - feira, manhã de sol no Rio de Janeiro. O Rio Metal encarou a estrada para São Paulo, para assistir a mais um show!

Assim como na Hellish Rock Tour, onde o Helloween fez uma tour conjunta com o Gamma Ray, dessa vez a banda resolveu fazer para divulgar seu recém lançado álbum “7 Sinners”, turnê com o Stratovarius.

Chegando então ao Credicard Hall foi possível notar a bela estrutura e organização do local. Filas grandes, porém, organizadas. Na hora da entrada, revista e separação de setores, muito bem feitas. Casa cheia para receber duas bandas clássicas do metal europeu.

Pano de fundo do álbum Elysium no palco, tudo organizado e eis que pouco depois das 22hrs o Stratovarius sobe ao palco. A banda formada por Timmo Kotipelto (vocal), Matis Kupianen (guitarra), Lauri Porra (baixo), Jörg Michael (bateria) e Jens Johansson (teclado) iniciou com “Infernal Maze” do novo álbum “Elysium”.

“Eagleheart” vem para animar mais ainda os fãs. Logo em seguida mais dois clássicos: “Phoenix” e “The Kiss Of Judas”. “Winter Skies” vem para dar uma esfriada no show, mas com uma execução muito boa! Em seguida veio “Under Flaming Skies” também do novo álbum “Elysium”Ainda foram executadas a excelente “Paradise” e “Darkest Hours”, a faixa de abertura do álbum “Elysium”, mas o melhor ficou pro final: O trio de clássicos “Speed Of Light”, “Hunting High and Low” e “Black Diamond” fez o Stratovarius fechar seu show com chave de ouro!

A banda muito entrosada no palco mostrou estar se divertindo muito. O baterista Jörg Michael recém recuperado de um câncer, mostrou muita alegria e vontade na sua bateria.

Kotipelto foi muito simpático com o público. Jens brincou algumas vezes, Matias esteve muito concentrado em seus solos, mas o grande destaque foi Lauri Porra. O baixista mostrou o quanto estava se divertindo e agitava muito durante o show. Próximo ao final do show, Lauri fez um solinho de baixo e falou a célebre frase que aprendeu em uma de suas passagens pelo Brasil: “Que Porra ?”

Agora é aguardar uma nova passagem da banda pelo Brasil com uma tour própria, para ter um setlist com muito mais clássicos!

Enfim, encerrado o show do Stratovarius, era chegado o grande momento da noite, o show do Helloween.

Pouco tempo de espera e ecoa no Credicard Hall “For Those About To Rock” do AC/DC, fazendo a ansiedade aumentar e contando regressivamente o início do show.

A Intro com seu famoso “Happy Happy Halloween” soou no Credicard Hall dando o início ao show. Dani Löeble (bateria), Michael Weikath e Sacha Gerstner (guitarras), Markus Groskopff (baixo) e Andi Deris (vocal) deram início à apresentação com a matadora “Are You Metal ?” do novo álbum“7 Sinners”, e talvez o mais pesado da carreira do Helloween.

“Eagle Fly Free” o primeiro clássico da noite foi cantado pelo público presente. Nunca é demais ver essa música ao vivo. Simplismente excepcional! “Steel Tormentor” do álbum “The Time Of The Oath”, que há algum tempo não era executada pela banda, voltou nessa tour e foi a terceira música da noite. Para os fãs mais antigos da banda, valeu o ingresso!

“Where The Sinners Go” e “World Of Fantasy” fizeram a dobradinha do album “7 Sinners” e foram muito bem executadas. E o que falar da próxima música ? “I’m Alive” do “Keeper Of The 7 Keys I”? Foi simplesmente demais! Vê-la ao vivo é sempre bom, ainda mais com uma ótima execução da banda!

“You Stupid Mankind” fechou a execução de músicas do novo álbum com chave de ouro. Dalí pra frente seriam só petardos! Uma pausa na animação e no peso do show para uma balada: Sacha e Deris sentaram-se, pegaram seus violões e tocaram em versão acústica a belíssima “Forever And One”.



“A Handfull Of Pain” do álbum “Better Than Raw” foi mais uma grata surpresa no setlist. Bem executada e cantada somente pelos fãs mais experientes da banda!

Deris para e começa um discurso explicando que naquele momento iriam tocar um Medley unindo Keeper Of The Seven Keys, The King For A 1000 Years e Halloween, pois as 3 músicas separadas em um show, dariam 45 minutos, ou seja, metade de um show. Fora que para quem ouviu a versão “The Keeper’s Trilogy” no “Unarmed” não sería difícil imaginá-la ao vivo, como até mesmo foi citado na resenha do “Unarmed” aqui no blog.

“I Want Out” foi tocada com direito a intervalo na música para a interação da banda com o público. Inclusive com o baterista Dani Löeble, que demonstrou sua “surdez” ao pedir para o público gritar mais alto!

A banda sai do palco e quando volta, a surpresa: “Ride The Sky” do álbum “Walls Of Jericho” ! Um dos primeiros, senão o primeiro grande clássico da banda alemã. Em seguida “Future World”, outro grande clássico da banda, cantado em uníssono pelo público!


A banda novamente deixa ao palco. Ao fundo, sons de porta, monstro e para fechar o show com chave de ouro “Dr Strein” ! O Helloween não poderia deixar o palco antes de tocá-la. E dessa vez com direito aos fãs vestidos de Dr Stein subirem ao palco! Mas o grande destaque ficou por conta do baixista Lauri Porra do Stratovarius adentrar o palco com um jaleco de Dr Stein e divertindo-se muito com a banda e com os outros Dr Stein.

Uma grande noite, um grande show de ambas as bandas que ficará sempre na memória dos fãs.

Ponto alto da organização do show foram as camisas vendidas a preços bem acessíveis para os fãs e a venda de cds das bandas também com preços muito bons!

Set-list:

Stratovarius:
01. Infernal Maze
02. Eagleheart
03. Phoenix
04. The Kiss of Judas
05. Winter Skies
06.
Under Flaming Skies
07. Paradise
08. Darkest Hours
09. Speed of Light
10. Hunting High and Low
11. Black Diamond

Helloween:
01. Are You Metal?
02. Eagle Fly Free
03. Steel Tormentor
04. Where the Sinners Go
05. World of Fantasy
06. I’m Alive
07. You Stupid Mankind
08. Forever and Ove (Neverland)
09. A Handful of Pain
10. Keeper of the Seven Keys/The King for a 1000 Years/Halloween
11.
I Want Out
12. Ride the Sky
13. Future World
14. Dr. Stein


Fotos: Fernanda Schenker e Rodrigo Miller

Nenhum comentário: