terça-feira, 29 de março de 2011

Iron Maiden - RJ 27/3 (show interrompido)

O que significa o termo First To The Barrier? O que significa para um fã estar na grade de um show de Heavy Metal?

Isso deveria significar felicidade por estar muito próximo aos seus ídolos, e poder curtir o show de um lugar privilegiado. Porém não foi o que aconteceu! Vamos aos fatos:

Pouco antes das 9hrs da manhã, chegamos ao local. Aparentemente uma fila pequena, muito inferior à fila do show de 2009 realizado na Apoteose. Levando-se em consideração também que a fila da Apoteose já era dividida em um setor para a pista Premium e outro para a pista Comum.

Por volta das 16hrs foi aberta a grade de acesso ao portão, porém, como foi feito um aviso às 15hrs que a grade seria aberta em 20 minutos, houve um princípio de tumulto, já que como infelizmente é da natureza de muitos, a arte de furar fila é aplicada na cara dura!

E logo após o corre-corre da abertura dos portões (vídeo abaixo) foram mais 2 horas e meia de longa espera pela abertura dos portões!


Primeiro erro da organização do HSBC Arena: A falta de divisão entre setores já na fila. Com a fila misturada, há muito mais tumultos. As pessoas acabam aproveitando o fato para furar fila.

Segundo erro da organização do HSBC Arena: A abertura das grades deveria ter sido feita no máximo no início da tarde por volta das 13hrs para evitar qualquer tipo de tumulto!

Após longa espera pela abertura dos portões veio um novo fato: Entre o portão e a entrada de cada setor há uma rampa muito longa, a qual muitos após passarem pela revista correm loucamente até chegar a grade de seu respectivo setor. Devido à isso, muitos que estavam na fila desde o dia anterior ou até mesmo mais à frente na fila, acabam ficando para trás de gente que chegou bem depois.

Terceiro erro do HSBC: Entre o portão e a entrada de cada setor, não há uma ordem. Deveria haver grades desde o portão até a entrada dos respectivos setores, assim evitando que pessoas que chegam cedo ao local, não sejam ultrapassadas por quem chegou no local em cima da hora. E mais ainda evitando que as pessoas tenham que correr para tentar (isso mesmo,tentar porque depois ainda tem muito mais) assegurar seu lugar na frente!

Bom, após abertura de portões e corrida até a entrada de seu respectivo setor, os fãs ainda tiveram que esperar um bom tempo, visto que a organização ainda não havia liberado a entrada das pessoas na casa de show (na verdade, uma arena esportiva adaptada). Então para que abriram os portões? Muita correria, muito empurra-empurra e lá se foi mais um tempão de espera até que fosse feito a liberação da pista comum antes da pista Premium. Sabe-se lá por qual motivo isso foi feito, mas o fato é que: Se há uma pista mais cara, chamada de Premium ou VIP, deveria ter alguma regalia além de poder ficar mais à frente no local. Porém em nenhum momento isso foi vantagem alguma durante o dia.

Mais uma série de rampas para serem percorridas até chegar às pistas Comum e Premium! Com tanta confusão, como teve gente que ficou pra trás!

Ao entrar na pista VIP e me localizar na grade no canto esquerdo do palco, somente me atentei ao detalhe de que a produção do local (e não a da banda) estava terminando de “remendar” a frente do palco. Porém não me atentei ao detalhe de olhar minuciosamente a grade que sem saber, se tornaria o grande problema da noite!

Porém houve quem prestasse a atenção nos detalhes e tirasse as fotos abaixo:

Como podem observar, a grade estava sem segurança nenhuma! Como o HSBC é uma Arena esportiva, são colocados tábuas sobre a quadra, porém a grade não foi fixada.

Terceiro erro do HSBC: Como pode esperar um público imenso, lotar uma pista Premium e colocar uma grade com fixação amadora. Ninguém imaginaria o que poderia acontecer?

No início do ótimo show da banda de abertura, a Shadowside, já notei que a grade tremera. De alguma forma ela já havia se mexido, porém não era algo tão perceptível.

O show da banda foi encurtado por causa do já sentido atraso da (má) organização!

Agora, voltemos ao título do post – First To The Barrier, e todo o pensamento no que essa palavra significava.

Primeiro: Houve um promoção divulgada, conhecida como First To The Barrier que consistia em beneficiar e agraciar os membros do fã clube oficial da banda com o direito de entrar no local antes dos demais e localizar-se na grade. Porém, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, isso não aconteceu. Membros do fã clube ficaram aguardando emails, informações e nada foi divulgado. Uma pena!

Porém, First To The Barrier nesse dia não significava algo bom!

Eis que depois de muito atraso, inicia-se Satellite 15...The Final Frontier. Durante os 4 minutos de introdução da música, e devido à pressão feita pelo público para chegar o mais perto possível, a grade deu mais um sinal que não agüentaria por muito tempo! Eis que começa a música e logo nas estrofes iniciais, com o público pulando e vibrando com a música, a grade vai para frente e cai!

As pessoas que estavam na frente caíram sobre a grade e começou o efeito dominó! Muitos também sem saber o que acontecera, começaram a aproximar-se do palco. Bruce Dickinson no momento que percebeu a gravidade da coisa começou a pedir para os fãs afastarem-se da grade e Janick Gers demonstrava estar muito assustado com a situação e aumentou o incentivo ao afastamento dos fãs na grade.

OBS: Notem que no vídeo não é tão perceptível a queda das pessoas, porém é claro os fãs encostando-se ao palco.

É perceptível também a preocupação de Bruce e Janick que pediam para o público se afastar.

Por sorte ninguém se machucou gravemente! Porém o fato triste ficou por conta da falta de preparo dos seguranças do local. Na verdade, a falta de preparo de seguranças costuma ser em qualquer lugar e não exclusivo do evento.

Enquanto alguns ainda levantavam-se os seguranças começaram a distribuir empurrões para os fãs afastarem do palco, fazendo com que os mesmos caíssem sobre os já caídos e aumentando mais ainda a confusão ao invés de diminuir.

Após o término da música inicial, a banda saiu do palco e entrou em cena Rod Smallwood informando que haveria uma pausa de 10 minutos para a reconstrução da barreira.

Passaram-se vinte minutos, muita confusão e surge no palco uma representante do local informando que não haveria mais show naquele dia devido às condições do ocorrido (e precárias do local, diga-se de passagem!).

Sob muitas vaias, Bruce Dickinson, demonstrando muito profissionalismo e consideração para com os fãs entrou no palco, sentou-se e conversou com o público sobre o ocorrido e pediu a contribuição de todos para a transferência do show para o dia 28.

Um dia para ser esquecido por quem passou pelo susto. Uma organização para ser lembrada sempre como uma das piores de shows!

Esperamos uma solução para tais problemas. Deveria haver uma inspeção no dia do evento. Pois como foi informado na TV, houve inspeção no local 1 mês antes do show e tudo estava nos conformes. Porém, em um show, deveria ser avaliada a segurança e comodidade do público desde a sua entrada, até a sua saída do local. Ou seja, no dia do evento, deveria haver uma inspeção de segurança, para que casos como o ocorrido no local, não aconteçam de maneira alguma. Felizmente ninguém sofreu ferimentos graves, mas é de ciência de todos que poderia ter ocorrido até mesmo morte de alguns fãs devido à pisoteamento e outros. E deveria ser revisto também o treinamento dos seguranças, que nos shows são verdadeiros mal educados, achando-se superiores e oferecendo violência ao invés de solução.

Créditos: Vídeos feitos por fãs e postados no youtube.

Fotos da grade retirada do site IMB notícias.

5 comentários:

Monitor disse...

Trsite dia, não importa aonde o fã estava, seha na grade ou no fundo da arquibancada, merecia um tratamento melhor.Espero que esse incidente não afaste as bandas internacionais do Rio e que num tenha mais um show deste lugar de merda que é HSBC Arena! Mas pelo menos segunda lavei a alma!

Dingo disse...

Na boa... ainda bem que não fui!
Fala sério, uma merda de organização dessas, e no final de tudo, ainda voltar pra casa sem assistir à porra do show!

Sem condições!!!

Darlan disse...

espero que uma calamidade dessas não volte a se repetir!

Vívian Madalena disse...

Muitos artistas mandariam os fãs se fuderem e embolsariam a grana mesmo sem realizarem o show. Bruce teve a humildade de apresentar-se pra explicar e os pau no rabo ainda o vaiam?? Puta merda, as pessoas importam-se somente consigo mesmas. Lamentável...

Sergio Luiz disse...

Eu li toda a matéria, ví os vídeos e o q posso dizer, é q o público brasileiro confunde o fato de ser dito como um dos públicos mais apaixonados e q interage com as bandas e tal com a falta de respeito e aquela famosa coisa de querer tirar vantagem dos outros, furando filas, empurrando e tudo o mais.
É uma vergonha q até hoje o público se comporte dessa forma, é ridículo.
E seguindo ao desrespeito estão as casas de shows que não oferecem infraestrutura adequada e não sabem organizar eventos de tamanha importância...é lamentavelmente vergonhoso.